-
Arquitetos: MU Architecture
- Área: 622 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Ulysse Lemerise Bouchard
-
Fabricantes: Element de Base, Savaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. Erguida às margens do Lago Revdor, nos montes Laurentides, Canadá, esta casa revela suas diferentes faces conforme é vista desde a água ou do solo. Encapsulando a ideia de “lar”, a luxuosa residência ajuda a realizar o desejo de um homem de construir sua última casa na terra de seus ancestrais. Abrindo-se em três níveis, a edificação espaçosa serve como um local de acolhimento e encontro para a pequena comunidade formada pelas poucas casas vizinhas.
Uma casa com duas faces. O ambicioso programa combinado com um lote particularmente estreito exigia a construção de uma nova casa no lugar de uma existente.
Do lado da rua, a residência possui vários volumes interligados, assemelhando-se a uma série de rochas. A topografia em declive revela apenas dois níveis, escondendo o jardim que dá acesso ao lago do outro lado. A entrada principal escultural foi projetada sob uma cobertura de dois andares esculpida entre esses volumes semelhantes a rochas. Servindo como o coração da casa, ela cria um ambiente acolhedor e convidativo. As aberturas expõem os espaços de circulação e convívio da residência, enfatizando a integração.
À beira do lago, a casa exibe uma personalidade completamente diferente; aberta e extrovertida. Com suas saliências amplificadas e detalhes dourados em ângulos que refletem as ondulações e o movimento do lago abaixo, a casa aparentemente abre suas velas ao vento.
As matérias-primas servem à sua beleza. Ao entrar na casa, regem a calma e o conforto. Iluminada durante todo o dia e aberta para o lago, a residência possui um caráter distinto e contemplativo. A natureza mineral dos materiais selecionados na arquitetura de interiores contribui para essa tranquilidade.
No centro da casa, uma parede de pedra ergue-se como um mastro, atuando como elemento de ancoragem. Em parte um separador de espaços, em parte um elemento arquitetônico unificador, ela acomoda três lareiras e unifica três níveis diferentes. Presente tanto no interior como no exterior, esta parede adota a mesma linguagem dos beirais, transpondo o caráter interior e exterior. Assim, esses gestos fluidos e graciosos dão coerência e força ao projeto.
Cada material foi cuidadosamente selecionado. Os veios expressivos do quartzito cujas linhas lembram a cor da água, a textura da ardósia, o calor dos móveis de carvalho, o piso e o teto de madeira canadense ocidental, promovem uma arquitetura atemporal onde a pátina das pedras e da madeira é a base sobre a qual a casa se ergue, uma beleza adquirida ao envelhecer.
Aqui, o espaço e o luxo estão ao serviço da hospitalidade. Acessíveis por elevador, cada nível possui uma área de serviço, uma estação de café e um bar. Além disso, cada quarto tem seu próprio banheiro e varanda. A residência é pontuada por pequenos salões contemplativos onde se pode relaxar e desfrutar da serenidade dos espaços e das suas vistas deslumbrantes.
Como a rocha na qual se lança uma âncora, a residência é uma ode à hospitalidade, à generosidade, ao conforto e à beleza da natureza e seus elementos.